Em curso...
interior builders

CANALHA

Datas

Julho 2023

Setembro 2023

Localização

Junqueira | Lisboa

Arquitectura

Lado

Sector

Retail | Restauração

Área

140 m2

01 . Apresentação

João Rodrigues, que volta a chefiar uma cozinha desde que saiu do restaurante Feitoria, onde conquistou um Garfo de Ouro do Guia Boa Cama Boa Mesa pela última vez em 2022, e com uma estrela Michelin, anda de um lado para o outro do balcão com um sorriso largo estampado na cara.
Cumprimenta os clientes, mesmo não os conhecendo de outro lado e sorri ainda mais quando os moradores da porta ao lado lhe dizem estar contentes com a vinda do chef para a vizinhança. No Canalha Restaurante não há o fine dinning a que João Rodrigues habituou Lisboa mas sim, “o melhor produto disponível nos mercados”, o que significa que “a ementa de hoje é, seguramente, diferente da de amanhã”. Há técnica herdada do percurso profissional do chef, mas na essência, diz, “fazemos comida de tacho, de forno, de brasa, ou seja, de conforto, como se fazia antigamente nos melhores restaurantes de Lisboa”. Não há formalidades, e, conta voltando a sorrir, “se cair um garfo no chão, apanha-se com naturalidade, como se faz em qualquer restaurante de bairro”.

02 . Descrição

Neste projecto, foi executado um reforço estrutural dos barrotes de madeira do piso superior. A demolição completa do espaço denunciou muitas pré existências que tiveram de ser corrigidas. O desafio de fazer todas as instalações de Avac, Eletricidade e Águas e esgotos, foi superado, depois de muito trabalho para conseguir adaptar as mesmas a um edifício muito antigo e com muitas deficiências. A cozinha industrial foi encaixada ao milímetro, para poder proporcionar excelente condições à preparação.
A utilização de materiais tradicionais, como o lioz, o mosaico hidráulico e a madeira, conferem a este restaurante um ar de tasca portuguesa, mas com o refinado projecto da Lado, temos outros materiais acústicos no tecto, as ventoinhas típicas e os pormenores de lambrins em madeira e lioz.

Precioso

Porque nenhum projeto é igual a outro mas todos guardam tesouros.